7 dicas para captar mais pacientes de psicologia e divulgar mais a sua clínica online

O mercado de psicologia é altamente competitivo e é importante que as clínicas de psicologia ou os psicólogos se destaquem para que pacientes os encontrem na internet, especialmente se você trabalha apenas com terapia online. Neste artigo, discutiremos estratégias eficazes para atrair pacientes para sua clínica sem a mercantilização descrita pelo Conselho Federal de Psicologia.

Principais pontos de destaque do artigo:

Para atrair pacientes para clínicas de psicologia locais e online, é essencial entender seu público, desenvolver uma presença online, otimizar seu site para motores de busca, oferecer conteúdo valioso, estabelecer confiança, criar parcerias com profissionais de saúde e utilizar publicidade.

1. Conheça o público-alvo do seu consultório de psicologia

Para atrair pacientes para sua clínica de psicologia ou serviços, é essencial conhecer seu público-alvo. Isso inclui entender suas necessidades, preocupações e objetivos. Ao compreender seu público-alvo, você pode personalizar suas estratégias de marketing e divulgar de forma precisa seus serviços atendendo às necessidades de seus pacientes.

Exemplo prático: você pode ser um psicoterapeuta especializado em traumas de infância, transtornos de ansiedade, etc e direcionar o atendimento para pessoas mais velhas ou de maior poder aquisitivo.

Caixa de pesquisa do Google dando sugestões sobre psicólogos especialistas em determinadas áreas
A caixa de pesquisa do Google mostra o que as pessoas procuram.
Um mapeamento da sua especialidade pode te colocar na primeira posição e captar mais pacientes.

Importante antes de começar tudo:

  • O psicólogo também deve analisar o local onde a clínica estará localizada e definir um perfil ideal de cliente com base em pesquisa de público;
  • É essencial para o futuro da clínica e da carreira do psicólogo um plano de negócios, pois ele direciona o planejamento financeiro, publicitário, funcionários e estratégias;
  • A grande maioria dos psicólogos não elabora um plano, o que pode se tornar uma vantagem competitiva para você, especialmente no Brasil, que tem uma burocracia impedititiva e letal.

2. Desenvolva o seu perfil online ou da sua clínica

Hoje em dia, a maioria das pessoas busca informações online antes de tomar uma decisão de compra, incluindo escolher uma clínica de psicologia e os melhores profissionais. Por isso, é fundamental que sua clínica tenha uma presença online forte. Aqui estão algumas dicas para melhorar o branding da sua clínica.

  • Crie um website informativo: Seu site deve fornecer informações sobre sua clínica ou consultório para ajudar pacientes em busca de psicólogos, incluindo serviços oferecidos, informações sobre a equipe e informações de contato.
  • Crie perfis nas redes sociais: As redes sociais podem ajudá-lo a se conectar com potenciais pacientes e compartilhar informações valiosas sobre sua clínica e serviços.

3. Otimize seu site de psicologia para os mecanismos de busca

A otimização para mecanismos de busca é uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing online, especialmente para psicólogos. Certifique-se de otimizar para aparecer no Google, Bing e outros buscadores, o que inclui usar palavras-chave relevantes em seu conteúdo e meta tags, ter uma estrutura clara e fácil de navegar e ter um tempo de carregamento rápido com conteúdo que agrega ao visitante.

Sites que desenvolvemos na área de saúde:

Os sites são integrados com estratégia de SEO (Otimização para mecânismos de buscas)

SEO para clínicas médicas | A imagem mostra um gráfico com evolução do tráfego orgânico de um dos nossos clientes com site otimizado:  Clínica de oftalmologia com SEO (Search Engine Optimization). 
Total de cliques: 5,51 MIL - Impressões: 329 mil - Cliques: 1,7%
A imagem mostra um gráfico com evolução do tráfego orgânico de um dos nossos clientes na área de saúde com site otimizado: Clínica de oftalmologia com SEO (Search Engine Optimization). — Total de cliques: 5,51 MIL – Impressões: 329 mil – Cliques: 1,7%

4. Ofereça conteúdo educativo e de qualidade

Oferecer conteúdo educativo é uma ótima maneira de atrair pacientes para sua clínica de psicologia. Escreva artigos de blog, faça vídeos e podcasts sobre temas relacionados à psicologia e compartilhe-os em seu site e nas redes sociais. Certifique-se de que o conteúdo seja de alta qualidade e forneça informações úteis e relevantes para o seu público-alvo.

5. Estabeleça confiança e credibilidade como psicológo

A confiança e credibilidade são fundamentais para atrair pacientes para sua clínica de psicologia. Para estabelecer essa confiança, considere compartilhar informações sobre sua equipe, incluindo suas qualificações e experiências, bem como depoimentos de pacientes satisfeitos.

PS: Para os depoimentos, o conselho não veta a pratica, mas é necessário consentimento do paciente e deve ser informado de onde irá aparecer e bem explicado, para não gerar constrangimento, afinal é alguém que tratou as dores emocionais com você.

6. Parcerias com outros profissionais de saúde

As parcerias com outros profissionais de saúde, como médicos e terapeutas, podem ajudá-lo a atrair mais pacientes para sua clínica de psicologia. Muitas vezes o paciente quer fazer psicoterapia com tratamento medicamentoso de psiquiatras ou até mesmo médicos de saúde do trabalho que envolvem alto risco, como na polícia e precisam de acompanhamento. Essas parcerias contribuem para você ser encontrado por quem precisa de ajuda.

7. Invista em publicidade

Investir em publicidade pode ser uma maneira eficaz de atrair pacientes para sua clínica de psicologia. Considere publicidade paga no Google Ads ou em redes sociais como o Facebook e Instagram. Certifique-se de segmentar seus anúncios para o público certo e use palavras-chaves relevantes para atrair os pacientes certos.

Conclusão

Atrair pacientes para uma clínica de psicologia requer uma abordagem estratégica e uma variedade de táticas de marketing. Ao conhecer seu público-alvo, desenvolver uma presença online, otimizar seu website para mecanismos de busca, oferecer conteúdo valioso, estabelecer confiança e credibilidade e implementar programas de parceria eficazes, você pode atrair mais pacientes para sua clínica e ser reconhecido na região.

Lembre-se que a construção de uma presença online forte é fundamental para atrair pacientes para sua clínica de psicologia. O site é sua clínica online e o ponto de entrada do paciente para conhecer seu trabalho e sua imagem. Deve ser fácil de navegar, informativo e não sensacionalista.

O marketing de conteúdo também pode ajudar a tirar dúvidas de pacientes ou de pós atendimento, melhorando sua produtividade na profissão e levantando a autoridade da sua clínica online na área da saúde mental.

A citadel ajuda você, psicólogo Planos personalizados para melhorar o seu fluxo de pacientes no consultório.
Compartilhe o artigo